quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Vigilantes da Secretaria de Saúde são capacitados

Equipe do Sesmt
A capacitação aconteceu durante três dias
Um grupo de 66 vigilantes, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou de uma capacitação realizada pela Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, departamento responsável por capacitar e treinar os profissionais da saúde. Na ocasião, os profissionais puderam conhecer como funciona o Sistema Único de Saúde no município e a importância do atendimento humanizado, dentre outros assuntos. O trabalho foi dividido em três grupos de 22 participantes, que estudaram durante 10 horas cada um.
De acordo com Juranduy Granjeiro, diretor da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, essa capacitação faz parte da política de valorização e aprimoramento dos servidores que a partir de agora será intensificada, tendo em vista que a Secretaria de Saúde tirou da VII Conferência Municipal de Saúde algumas propostas que já estão sendo colocadas em prática. . “Também estamos priorizando o Pacto pela Vida, em defesa do Sus e da Gestão”, destaca.
O evento teve como facilitadores o diretor da Gestão e Educação em Saúde que abordou sobre relação interpessoal no trabalho e conhecendo o Sistema Único de Saúde; e os integrantes da equipe de humanização, a assistente social Francinete Cruz; o técnico em enfermagem Vaurismar Santos do Nascimento; e a técnica em enfermagem Izaneide de Sousa Lima; que discutiram sobre o processo de humanização no atendimento e praticando o acolhimento. “Temos que ver o vigilante como uma peça importante do SUS”, comenta Francinete Cruz, lembrando que vigilantes são os primeiros a manterem contato com os usuários de saúde.
A capacitação contou ainda com a participação da equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) que falou sobre Saúde Ocupacional, além de agradar a todos os participantes do evento, como é o caso de José Ângelo que atua na profissão há sete anos. “Em primeiro lugar, eu nunca tinha assistido a uma reunião dessas”, destaca.
Já para o coordenador do setor de Vigilância da Semsa, Sebastião Cavalcante, esse momento vem acrescentar muito, porque é a primeira vez que o grupo se reúne. “O pessoal saiu daqui com uma nova missão e uma outra mentalidade”, salienta.
A próxima capacitação será para diretores, coordenadores e técnicos administrativos. A data ainda será definida.

Nenhum comentário: