sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Mais de 500 pessoas participaram das pré-conferências

Antes da VII Conferência Municipal de Saúde, foram realizadas nove pré-conferências de Saúde em Parauapebas, realizadas nos bairros da Paz, Rio Verde, Cidade Nova, Altamira, Palmares I, Apa e Cedere I, no final de agosto. Mais de 500 pessoas participaram das plenárias. Para fazer esse trabalho, duas equipes foram formadas.
As pré-conferências tinham em vista mobilizar a comunidade, associações, funcionários públicos e entidades para que todos pudessem participar da Conferência, bem como eleger representações que participaram do evento, com direito a voz e voto.
Nas pré-conferências, os participantes puderam conhecer o significado do Sistema Único de Saúde (SUS), o papel dos conselhos e conselheiros de saúde e como se dá o controle social.
Uma novidade nesse primeiro momento foi a pré-conferência para funcionários públicos das três esferas de Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Para um dos facilitadores das pré-conferências, Frank Sinatra, as plenárias facilitaram os distritos administrativos o direito de escolher seus representantes para participarem da Conferência Municipal de Saúde. “Observamos que a população esteve entusiasmada em participar das pré-conferências, debatendo e sugerindo alternativas para que a saúde avance ainda mais em nosso município”.

Nenhum comentário: