quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Prefeitura de Parauapebas comemora Dia Nacional de Combate à Sífilis

Enfermeira Thays - Homens e mulheres devem participar da ação
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá comemorar o Dia Nacional de Combate à Sífilis, com uma intensa programação nas unidades básicas de saúde, nesta sexta-feira, 19.
A Prefeitura comemorará antecipadamente o Dia Nacional de Combate à Sífilis (20/10), nesta sexta-feira, com uma intensa programação de combate e prevenção à doença, nas unidades básicas de saúde a partir das 8 horas da manhã. A mobilização estará contemplando todas as atividades estipuladas pelo Programa Nacional de DST/Aids.
O foco da Campanha Nacional é a eliminação da sífilis congênita (SC) transmitida da mãe para o bebê (transmissão vertical) em qualquer fase da gestação. A abordagem do tema envolve tanto a comunidade quanto profissionais de saúde. Para mobilizar os profissionais de saúde, foi realizado na quarta-feira, 17, o 1º Seminário Municipal de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV/Sífilis, no Centro Universitário de Parauapebas.
Dentre as atividades previstas para sexta-feira estão: coleta de sangue para testagem de sífilis (VDRL), vacinação contra rubéola (mulheres em idade fértil entre10 a 49 anos) e palestras educativas. “Nosso objetivo é aumentar o número de exames, visando a ampliar o número de diagnósticos e tratamento da sífilis, reduzindo assim o número de casos”, observa a enfermeira e Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Thays Taboada.
De acordo com a enfermeira, estão convidados a participar da campanha homens e mulheres, que tenham vida sexual ativa, visto que a sífilis é uma doença sexualmente transmissível, assim como o HIV, muitas das vezes é sem sinais, sendo que qualquer pessoa, que não se previne, é passível de contraí-la.
A enfermeira alerta a população que o município disponibiliza o teste da sífilis gratuitamente, bem como o tratamento. “Como forma de prevenção, os usuários do Sistema Único de Saúde podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e as unidades de saúde para retirar preservativo, tanto masculino e quanto feminino; ambas as formas de proteção são seguras”, alerta.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), apesar de existir o protocolo para manejo clínico laboratorial da doença, de ser uma doença de fácil diagnóstico, existir a disponibilidade do diagnóstico na rede pública, ser uma doença curável e com tratamento eficaz e de baixo custo, existe a invisibilidade da sífilis como um problema de saúde pública.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a população desconhece os sinais de sintoma e a gravidade e complicações da infecção para crianças, por esse motivo que se criou o Dia Nacional de Combate à Sífilis em 2006. Com isso, o terceiro sábado do mês de outubro foi escolhido para esta celebração.
Horário da programação nas Unidades de Saúde
Abertura no Hospital Municipal, às 8 horas;
No Posto de Saúde Altamira, das 8 às 16 horas;
No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), das 8 às 16 horas;
No PSF das Casas Populares, das 9 às 16 horas;
No PSF Fortaleza, das 9 às 12 horas;
No Posto de Saúde Guanabara, das 8 às 16 horas;
No Posto de Saúde Liberdade, das 14 às 16 horas;
No Posto de Saúde do Rio Verde, das 8 às 16 horas;
No Posto de Saúde Novo Brasil, das 8 às 12 horas.





Nenhum comentário: