sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Plenária elege novo Conselho de Saúde

A eleição do Conselho Municipal de Saúde (CMS), como em todo processo eleitoral, teve participação democrática dos presentes ao evento. A votação transcorreu de forma transparente, sendo apurada e divulgada com menos de duas horas de seu início.
Delegados credenciados a votar escolheram entre si as entidades que irão representar o CMS nos próximos dois anos (nos segmentos usuários e trabalhadores de saúde). O segmento gestores de saúde terá representações indicadas pelo secretário municipal de Saúde, Evaldo Benevides.
De acordo com a Lei nº 4.341, de 16 de julho de 2007, o Conselho Municipal de Saúde terá quatro representações a mais do que o cenário atual. No entanto, a nova composição constará de 16 entidades representativas. Desse total, quatro serão do segmento prestadores de serviços de saúde pública, quatro de trabalhadores de saúde e oito de usuários.
Cada entidade eleita terá prazo de 30 dias para apresentar a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) os nomes dos conselheiros titular e suplente que farão parte do CMS, representando a entidade a que está vinculado. “As entidades que não trouxerem os nomes de seus representantes nesse período serão substituídas pelas entidades suplentes, conforme ordem de classificação”, observa a diretora de Planejamento da Semsa, Telma Lúcia Peres, também membro da comissão organizadora da VII Conferência Municipal de Saúde.
Outra mudança que a lei traz refere-se à presidência do Conselho Municipal de Saúde, cujo representante será escolhido entre os conselheiros de saúde. Pela antiga lei, promulgada em 1997, o secretário de Saúde seria automaticamente presidente. Com as alterações, abrem-se possibilidades para que outros participantes cheguem à presidência.
“Os conselheiros sentirão mais motivados, pois um deles poderá exercer o cargo”, comenta Benevides, que, apesar de ser membro nato do Conselho, não irá concorrer à eleição presidencial.
Responsabilidade social - É papel do Conselho Municipal de Saúde atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde do município, bem como garantir a participação da sociedade organizada na administração da saúde, entre outros.

Entidades eleitas por ordem de classificação
Segmento: Trabalhadores de Saúde
Titulares
01 - AACOSAP – Associação dos Agentes Comunitários de Saúde
Titular
02 - SINTESP-PA – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública
03 - AEP – Associação de Enfermagem de Parauapebas
04 - ITESP – Instituto dos Tecnólogos de Parauapebas
Suplente
05 - AMP – Associação Médica de Parauapebas
Suplente


Segmento: Usuário
Titulares
01- APAE – Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Paraupebas
02- Igreja Católica
03 - Sorri Parauapebas
04 - AVPP - Associação dos Vigilantes de Parauapebas
05 - AMBAGUARA – Associação dos Moradores do Bairro Guanabara
06 -AGEMCHELCS – Associação Geral dos Moradores das Chácaras da Estrela, Lua, Cacau e Sol
07 - PAM – Projeto Primavera do Amanhã
08 - AMBP – Associação dos Moradores do Bairro Primavera
Suplentes
09 - Igreja Assembléia de Deus
10 - APROVIPAR – Associação dos Produtores Rurais da Vila Palmares
11 - AKKI – Associação de Kime de Karatê Interestilos
12 - AMBR – Associação dos Moradores do Bairro Rio Verde
14 - Associação de Mulheres as Camponesas Filhas da Terra
15 - AMAPALS – Associação dos Moradores da Agrovila Palmares Sul
16 - AUCIPA – Associação União Progresso do Povo da Cidade de Parauapebas
17 - UMEFIF – União Municipal de Entidades Filantrópicas de Parauapebas

Nenhum comentário: