sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Prefeito e secretário são aplaudidos na VII Conferência Municipal de Saúde

Segundo o Dr. Geraldo Sales, médico psiquiatra do município e um dos facilitadores do evento, a discussão se deu em nível de excelência. Ele, que já presenciou conferências em vários estados e municípios do Brasil, diz ser essa a primeira conferência em que o prefeito e secretário de saúde são aplaudidos por toda a assembléia. “É um momento ímpar participar de uma conferência na qual a população discute políticas públicas de saúde e não reivindica ambulâncias e equipamentos como no passado”.
O psiquiatra ainda comenta que sindicalistas e usuários usam a plenária para elogiar a atuação do secretário e não para criticá-lo. “Isso demonstra o nível de satisfação e amadurecimento dos trabalhadores em saúde”, comenta.
A participação popular tem sido uma marca do Governo Cidadão. Com isso, cada vez mais o governo tem conseguido dar respostas reais às necessidades da população. A saúde, outrora considerada uma “bomba relógio”, já é vista com bons olhos pelos munícipes.
Os trabalhadores em saúde gozam do respeito e admiração do povo. Além do que, é satisfatório quando os esforços conjuntos de gestores, trabalhadores e usuários surtem os efeitos positivos que se vêm percebendo na saúde municipal. É satisfatório também quando a população rompe com o medo de manifestar e põe às claras seu ponto de vista sobre o futuro que nos espera, propondo medidas viáveis de ação para uma saúde melhor.
Parece que temos aqui uma compreensão tácita de que um futuro melhor para a saúde passa pela parceria entre gestores públicos, prestadores de serviços, trabalhadores em saúde e usuários em geral. É a melhoria sendo construída em parceria.

Nenhum comentário: