sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Prefeitura realiza VII Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a VII Conferência Municipal de Saúde, no Centro Universitário de Parauapebas. O evento teve duração de três dias e mobilizou cerca de 300 pessoas.
A abertura do evento, ocorrida no dia 14 de setembro, teve as presenças do prefeito Darci Lermen; do secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho de Saúde, Evaldo Benevides; dos vereadores Agnaldo Ávila de Brito, Adelson Fernandes e Wanterlor Bandeira; dos 160 delegados e 80 observadores inscritos para participarem da Conferência, representantes do governo e palestrantes.
Após o ato solene, também foi realizada a aprovação do Regimento da Conferência e palestra magna com o tema “Saúde e as perspectivas de crescimento”, ministrada pelo dr. Carlos Alberto, representante do Conselho Estadual de Saúde do Pará. “Não se faz nada em saúde sem se planejar e discutir com a equipe integrada”, destaca o palestrante, enfatizando que a saúde tem melhorado no país.
Durante a realização da Conferência, aconteceram mais duas palestras, uma com o tema “Políticas de humanização”, ministrada por Terezinha Moreira, representante do Ministério da Saúde (MS), e o representante da Sespa, Luiz Guilherme. A outra palestra foi sobre “Pactos pela saúdes”, abordada por Carlos Alberto.
Este ano, a Conferência foi desmembrada em dois eixos: “Pacto pela saúde” e “Humanização e acolhimento”. Também foram trabalhados dez subtemas, discutidos em grupos de trabalho.
Para Benevides, a Secretaria de Saúde está fechando o ano de 2007 com muito sucesso. “A Conferência trouxe diretrizes para avançarmos, entre elas o comprometimento do estado e do Ministério da Saúde, através de seus representantes no evento, para que possamos tornar Parauapebas cidade piloto na área de humanização e acolhimento”, diz, adicionando que a humanização do atendimento na saúde local é um dos maiores anseios do prefeito municipal e da Secretaria de Saúde, a qual será levada a cabo.
As conferências de saúde no âmbito municipal acontecem a cada dois anos. Nesse período, abre-se uma ampla discussão, envolvendo a sociedade civil organizada, representantes do governo, prestadores de serviços e comunidade em geral. Na ocasião, são avaliados os avanços da saúde e traçadas novas diretrizes.

Nenhum comentário: