quarta-feira, 20 de junho de 2007

Secretaria de Saúde realiza campanha de doação de sangue


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Hemopa de Marabá, realiza nos dias 30 de junho e 1º de julho, no município, campanha de doação de sangue, com o tema “Doe Sangue, Doe Vida”. No primeiro dia de ação, a coleta acontece no Posto de Saúde Liberdade, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Já no segundo dia, a doação será no Hospital Yutaka Takeda, em Carajás, das 8 às 12 horas.
Segundo a biomédica e coordenadora do evento, Ana Valéria Amorim, pretende-se nesses dois dias coletar 200 bolsas de sangue, por isso é importante que a população se mobilize nessa causa para salvar a vida de outras pessoas. “A doação é a única forma de conseguirmos sangue para aqueles que necessitam e não somente em Parauapebas, como em todo país, precisa-se de sangue, tipo o seu”, comenta, salientando que doar sangue é ser solidário, é amar o próximo e é salvar vidas.
Para doar sangue, a biomédica informa ser necessário que a pessoa esteja bem de saúde, estar alimentado, ter entre 18 a 65 anos e pesar acima de 50 Kg. Além disso, é obrigatório apresentar a carteira de identidade.
Um outro ponto importante que paira dúvida é sobre quem pode doar sangue. No entanto, Ana Valéria explica que não pode participar desta ação as gestantes e as mães, que ainda estão amamentando até um ano, quem contraiu dengue há menos de 30 dias; as pessoas, que tiveram hepatite, após os dez anos de idade e que têm doença de chagas. Também, segundo ela, não podem doar sangue quem sofre epilepsia e que está com gripe ou febre-amarela há menos de uma semana ou apresentar comportamento de risco para doenças transmissíveis, dentre outros fatores.
Depois da doação é feita a coleta de material, para que seja feita uma triagem, com o objetivo de saber, se a pessoa está apta para doar. Com isso, são realizados uma série de exames, como o anti-HIV, malária, doença de chagas, hepatite e sífilis. Os resultados são entregues no laboratório do Hospital Municipal, após 30 dias.

Nenhum comentário: