quarta-feira, 20 de junho de 2007

Medicamentos a preço de custo na Fármacia Popular

Parauapebas está na lista dos poucos municípios paraenses que têm Farmácia Popular do Brasil (FPB), graças a uma parceria firmada entre a prefeitura e o Ministério da Saúde (MS), visando facilitar o acesso das pessoas a medicamentos, a preço de custo, considerados essenciais. Diariamente, ela atende cerca de 30 pessoas.
A inauguração da farmácia aconteceu no dia 31 de março deste ano, mediante a presença de autoridades tanto do município quanto de outros municípios, representantes da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde, além de populares. Nela são vendidos 92 itens de medicamentos para doenças como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica e outras, além de preservativo masculino.
O atendimento ao público, na FPB, acontece de segunda a sexta, das 8 às 18 h, e no sábado, das 8 às 12 h, na Rua Rio de Janeiro, nº 13-D, no Bairro Rio Verde. Os medicamentos comercializados são adquiridos pela Fundação Owvaldo Cruz, órgão do Ministério da Saúde e executor do programa, que os adquire de laboratórios públicos ou privados, repassando-os as farmácias.
Para a representante do MS, Maria Alcidea Cardoso de Andrade, o Programa Farmácia Popular do Brasil tem tido uma grande aceitação por parte da população, conforme é constatado em pesquisa de opinião. Além disso, os municipios brasileiros têm demonstrado interesse em aderir ao programa. “Realizamos uma pesquisa de opinião para medir o grau de satisfação das pessoas”, explica, informando que o Ministério dá toda a assistência necessária para o funcionamento das Farmácias Populares.

Nenhum comentário: