quarta-feira, 20 de junho de 2007

Parauapebas implanta Política Municipal de Humanização na saúde pública

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está implantando a Política Municipal de Humanização (PMH) na saúde pública, seguindo diretrizes da política nacional, norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde (Sus), universalidade, igualdade e equidade.
No município, a PMH foi lançada em fevereiro de 2005, no auditório do Centro Universitário, com a presença do secretário de Saúde, Evaldo Benevides, profissionais da saúde e autoridades locais. Após o lançamento, começou a funcionar como projeto piloto no Centro de saúde Rio Verde, e agora está sendo expandida para outras unidades de saúde.
A intenção da Semsa é implantar em todas as unidades os Grupos de Trabalho de Humanização (GTH). Os centros de saúde Rio Verde, Liberdade, Novo Brasil, Altamira, Materno Infantil, como também o prédio central da Secretaria de Saúde, a coordenação da Atenção Básica e da Gestão do Trabalho já possuem grupos formados. Eles terão como missão a disseminação dos princípios da PMH, que são constituídos por três pilares: os gestores, os profissionais de saúde e os usuários.
Visando a valorização dos profissionais da saúde foi criado o que é chamado de momento de acolhimento, no qual os servidores tiram um tempo para fazer uma auto-reflexão, através de atividades lúdicas que incluem dinâmicas de grupos, leituras de mensagens, música, terapia do abraço e até desabafos sobre certos fatos que estejam atrapalhando o bom andamento do seu trabalho. Esse momento é desenvolvido por uma equipe de facilitadores formada por: Francinete Cruz, assistente social; Vaurismar Santos, técnico de enfermagem; e Izaneide Lima, técnica de enfermagem, juntamente com o GTH de cada unidade de saúde.
A atividade procura despertar os profissionais para a importância do saber acolher, com o objetivo dos mesmos valorizar os usuários da saúde, respeitando o direito de cidadania, ofertando um atendimento de qualidade, incluindo mudanças individuais e organizacionais. Desta forma, a PMH colabora para uma mudança na cultura do atendimento, na melhoria dos relacionamentos entre usuários, profissionais e gestores, sendo que todos são co-responsáveis na concretização de indicadores que mostrem concretamente melhorias significativas no atendimento à saúde em Parauapebas
Maria José Monteiro, servidora pública, lotada no setor de Gestão do Trabalho, parou um pouco sua rotina no dia 23 de maio para participar do primeiro momento de acolhimento onde trabalha. “Acho importante o acolhimento porque os usuários pensam muitas vezes que não temos problemas, mas além dos nossos problemas, temos a responsabilidade de cuidar de problemas dos outros”, comenta, ao acrescentar que os servidores são mães, esposas, esposos, estudantes, uma vez que o acolhimento proporciona-lhes a refletirem como estão desenvolvendo seu trabalho. (Francinete Cruz )

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