terça-feira, 10 de março de 2009

Secretaria de Saúde beneficia pacientes no Carnaval 2009

A Secretaria Municipal de Saúde participa há cinco anos do carnaval em Parauapebas, com o Bloco da Camisinha, o qual conscientiza os foliões sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e distribui preservativos no corredor da folia. Mas esse ano, um diferencial irá beneficiar mulheres soropositivos em situação de vulnerabilidade social e econômica.
O psicólogo e coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Allan de Miranda, conta que dentre as estratégias para participação do bloco no carnaval, foi planejada à troca de uma lata de leite em pó por um abadá do Bloco da Camisinha, que será revestida em ação social.
A idéia deu certa, visto que à procura pelo abadá correspondeu as expectativas da organização. “Pretendíamos conseguir 100 latas, no entanto, arrecadamos 40 a mais. As pessoas vieram ao CTA para isso, se sensibilizaram com a ação”, comenta Allan de Miranda, destacando que o bloco recebeu 217 abadás e que restante dos não trocados por leite foi destinado a servidores do CTA, do GAPP, a pacientes vivendo com HIV e alguns distribuídos no palco.
Segundo o coordenador, o leite em pó será dado às mães soropositivos, que tem filhos, alimentados por esse nutriente e já passaram da fase do aleitamento exclusivo, ou seja, dos seis meses de vida. “O Ministério da Saúde garante o leite às mães, até os seis meses de idade da criança, uma vez que há o risco de transmissão do vírus do HIV, por isso é feita a substituição da amamentação materna pelo leite em pó”, explica.
Fazendo um balanço geral da participação de todo o trabalho feito pela Secretaria de Saúde no Carnaval 2009, Allan diz que foi positiva. “Conseguimos distribuir 47.434 preservativos e 8.717 gel lubrificantes, dividindo essa quantia às escolas de samba, blocos carnavalescos e foliões”, informa, agradecendo o apoio recebido pela Secretaria de Cultura e Liga das Agremiações e Blocos Carnavalescos de Parauapebas.

Nenhum comentário: