segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Prevenção à saúde no Carnaval 2009

O Bloco da Camisinha do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vai entrar na avenida, abrindo o período festivo do carnaval durante todas às noites. Acompanhados de um trio elétrico, os integrantes do bloco distribuirão preservativos aos brincantes, na Praça de Eventos, onde acontece a folia, a partir das 21 horas. No período de 21 a 24 de fevereiro, está prevista a distribuição de 50 mil preservativos masculinos.
Também será realizada a cada dia de festa uma blitz, no semáforo da Rua 10, com o objetivo de estimular a população a prevenir-se e alertá-la sobre o risco de contrair DST durante o carnaval.
Além de conscientizar, o CTA pretende arrecardar leite em pó para os filhos de mães soropositivos, trocando um kit de carnaval (bolsa, bandana e preservativo) por uma lata de leite nos supermercados locais ou por abadás com os servidores da saúde.
Essa ação deve-se ao fato de que o Ministério da Saúde fornece leite às mulheres soropositivos, que tem filho, apenas, até os seis primeiros meses de vida da criança. Isso acontece em virtude da possibilidade de transmissão do vírus do HIV pelo leite materno ser altíssima, sendo assim o aleitamento materno é substituído pelo leite em pó. No entanto, com essa campanha o CTA objetiva fornecer leite em pó por mais seis meses as crianças expostas já que a maioria dessas pacientes não tem condições financeiras de comprar o leite para seu filho.
Com o slogan “Sexo não tem idade para acabar. Proteção também não”, a Campanha de Combate à Aids dará continuidade a do Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1° de dezembro de 2008, que teve como público-alvo homens com mais de 50 anos, porém, essa ação envolverá mulheres da mesma faixa etária.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a incidência de casos de aids em mulheres nessa faixa etária quase que dobrou nos últimos dez anos, passando 7,3 em 96 para 14,5 em 2006. Nesse mesmo intervalo, a taxa de mortalidade subiu de 5,5 para 6,1.

Nenhum comentário: