terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Aleitamento materno exclusivo mais saúde para a criança




Debaixo da sombra de árvores frutíferas existentes na Unidade de Saúde Guanabara, um grupo de mães jovens se reuniu para receber orientação sobre o aleitamento materno exclusivo. Esse momento foi promovido por profissionais de saúde (enfermeiros, nutricionista e agentes de saúde) que apresentaram os benefícios de amamentar a criança com o leite materno.
As participantes, que são acompanhadas pelo Programa Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) da unidade de saúde, receberam informações e fizeram várias perguntas, demonstrando que o tema discutido gera dúvidas, inclusive em mães que já tem mais de um filho e passaram pela experiência de amamentar. Nilma da Silva Vasconcelos, 26, moradora do Bairro Guanabara, era uma das mães que, apesar de já ter tido dois filhos, procura estar se informando, através de leituras sobre amamentação ou buscando informação na unidade de saúde.
Nilma também acredita que o leite materno é mais saudável para a criança, por isso não usou nenhuma outra forma de amamentação antes de seu primeiro filho completar os seis meses de vida, seguindo o mesmo exemplo com o segundo.
Dentre as instruções repassadas às mães, a enfermeira Aline Barbosa Neves, responsável pelo Pacs, enfatizou que o aleitamento materno exclusivo traz vantagens tanto para o bebê quanto à mulher, como ajudar no desenvolvimento mental da criança, diminui na mulher o risco de câncer de mama e ovário, osteoporose, dentre outros.
Já a enfermeira Ana Paula Topasso, do Programa Saúde da Criança no Guanabara, destacou que a criança que se alimenta exclusivamente com leite materno vai muito menos ao posto de saúde, com algum problema.
O aleitamento materno exclusivo significa que, até os seis primeiros meses de vida, a criança deve ser amamentada pela mãe, ou seja, não é recomendado nessa faixa etária o uso de chá, suco ou água, uma vez que o leite materno possui vários nutrientes que ajudam o bebê se desenvolver. “O leite materno é mais barato, não estraga e o estoque é reposto diariamente”, destaca a enfermeira Aline.
Outros encontros sobre aleitamento serão realizados, com o objetivo de incentivar as mães a essa prática. Também serão discutidos novos temas sugeridos pelo público-alvo.

2 comentários:

Unknown disse...

Informar é mesmo a melhor maneira de previnir. Quanto mais se sabe, menos se sofre.
Parabéns aline, continue a incentivar a educação do nosso povo. O leite materno continua sendo o melhor alimento para as nossas crianças.

Unknown disse...

Aline, continue com este trabalho maravilhoso. Seus agentes comunitários de saúde merecem e sua população também. ( Mª JOsé)