quinta-feira, 30 de abril de 2009

Treinamento de primeiros socorros para vigilantes da Saúde

Momento da teoria

Equipe de bombeiros explica como prestar socorro à vitimas de acidentes de trânsito

Com a parceria do 10° Subgrupamento de Corpo de Bombeiros Militar de Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, ofereceu o 1º treinamento de Primeiros Socorros e Manuseio de Vítimas a vigilantes da entidade. O objetivo do curso foi levar conhecimento à categoria que no trabalho diário se depara com pacientes que precisam desse tipo de atendimento.
As orientações teóricas e práticas aconteceram pela manhã e tarde desta quarta-feira, 29, no anexo da secretaria, deixando os funcionários entusiasmados com o que aprenderam. “Foi muito ótimo, tive uma experiência. Se tiver alguma pessoa que precisar de ajuda, alguma coisa posso fazer”, comenta o servidor Luiz Francisco de Sousa, que já ajudou a prestar primeiros socorros a pacientes, quando trabalhava no posto de saúde da Vila Sanção.
No conteúdo exposto, os bombeiros explicaram sobre hemorragia e seus vários tipos, procedimentos adequados para socorro a pessoas acidentadas, fraturas, análise primária, dentre outros. Além disso, fizeram demonstrações de como deve proceder o socorrista.
O Aspirante Oficial, Marcos Lameira, explica que o 1º passo a ser tomado, no caso de acidentes em vias públicas, é garantir a segurança do ambiente, minimizar os riscos, isolar o local do acidente, para então iniciar o atendimento, sendo realizada inicialmente uma análise primária para verificar se a vítima está consciente, ou não.
As atividades se encerraram com a entrega de certificados aos participantes e a apresentação de um vídeo do trabalho do Corpo de Bombeiros, mostrando várias situações, como prestação de socorro a vítimas de acidentes e afogamentos, a animais e incêndios.
Além do trabalho que já desenvolve, o Corpo de Bombeiros tem dois projetos sociais que pretende desenvolver junto a crianças e adolescentes, no segundo semestre deste ano. De acordo com o Comandante, Luiz Cláudio, um projeto é o do Bombeiro vai à Escola, visando a ministrar palestras aos estudantes sobre acidentes domésticos. Já o outro é o Escola da Vida que pretende envolver crianças de 05 a 15 anos, para ministrar a elas aulas sobre cidadania, civismo e educação, no próprio quartel.

Nenhum comentário: