domingo, 29 de abril de 2007

Prefeitura inaugura reforma e ampliação do posto de saúde Altamira

O prefeito municipal, Darci Lermen, dando continuidade à agenda de inaugurações pelo o aniversário de Parauapebas, prevista até o final de maio, entregou a comunidade do complexo Altamira, a reforma e ampliação do posto de saúde no último sábado, 28. Estiveram presentes ao evento o secretariado municipal, os vereadores Wanterlor Bandeira (P-SOL), João Assis (PT), Adelson Fernandes (PDT) e Euzébio Rodrigues (PT); Milton Zimmer, representante da Emater, além de funcionários públicos e populares.
A obra indicada no Orçamento Participativo (OP) foi orçada em R$ 101.814 mil e irá proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores e a assistência dada aos usuários.
No posto estarão sendo implantados outros serviços de saúde. Na saúde da mulher serão os de coleta do exame de Prevenção do Colo do Útero (PCCU), curso para gestantes e planejamento familiar. Já na saúde da criança, vão ser ofertados o teste do pezinho e o Programa Crescimento e Desenvolvimento Infantil. Além disso, a população contará com o atendimento de emergência, das 7 às 13 horas, e coleta de exames laboratoriais. A unidade de saúde recebeu oito novos compartimentos.
Ao discursar, o prefeito Darci Lermen destacou que a prefeitura estará se empenhando para investir na promoção da saúde da população, por meio do Programa Saúde da Família (PSF). “Estamos fazendo obras em toda a cidade”, diz, informando ao público que esta semana, a prefeitura estará fazendo os testes da nova célula do reservatório de água.
O secretário de Saúde, Evaldo Benevides, explicou aos presentes um pouco sobre o que é o Programa Saúde da Família, anunciando a inauguração do posto de saúde nas Casas Populares no próximo dia 10 e a construção de mais três postos de saúde para este fim.
O PSF é um programa do Ministério da Saúde, que tem como objetivo priorizar as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas. O atendimento às famílias é feito tanto no domicilio como na unidade básica de saúde pela equipe de saúde, a qual é formada por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas e médicos. Cada equipe atende 4000 pessoas.
Ainda discursaram os quatro vereadores. Todos foram unânimes em dizer que a saúde apresenta um quadro diferente do encontrado em 2005.

Nenhum comentário: